Notícias - Paraná / Região
PROGRAMA OLHO VIVO ULTRAPASSA MIL CÂMERAS INSTALADAS NO PARANÁ
O Programa Olho Vivo atingiu a marca de 1.012 câmeras inteligentes instaladas em 22 municípios do Paraná, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (12). O número representa 64,9% dos 1.560 equipamentos previstos nesta etapa de implantação pelo Governo do Estado.
O avanço mais expressivo ocorre no Interior, onde 536 das 614 câmeras planejadas já foram instaladas. Municípios como Guarapuava e Maringá estão próximos de concluir 100% da instalação. Londrina, Foz do Iguaçu, Umuarama e Cascavel já alcançam cerca de 90%, enquanto Guaíra e Ponta Grossa se aproximam dos 80%.
Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, nove cidades já concluíram a instalação total dos equipamentos: Araucária, Fazenda Rio Grande, Campina Grande do Sul, Pinhais, Piraquara, Guaratuba, Morretes, Matinhos — que recebeu número superior ao previsto inicialmente após ajustes — e Almirante Tamandaré, que sediou o projeto piloto.
Também integram a lista Colombo (97%), Paranaguá (95%), São José dos Pinhais (93%), Pontal do Paraná (86%) e Campo Largo (59%). Somadas, RMC e Litoral já receberam 476 câmeras. As próximas etapas incluem instalação em Curitiba, pontos estratégicos de rodovias e reforços em cidades já contempladas.
Com uso de inteligência artificial, o sistema permite cruzamento de dados em tempo real, identificação de veículos furtados ou roubados e reconhecimento de suspeitos. O modelo é baseado em “investigação assistida”, reduzindo a dependência exclusiva da observação humana.
Entre os casos recentes solucionados com apoio do sistema está a prisão de dois suspeitos de furtos na região de Foz do Iguaçu. Após alerta com base na placa do veículo, os indivíduos foram localizados em Curitiba. Com eles, foram apreendidos cartões, celulares e dinheiro em diversas moedas.
O sistema também foi utilizado durante a operação Verão Maior Paraná, auxiliando na prisão de foragidos, casos de violência doméstica e recuperação de veículos.
O programa é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Cidades e pela Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados. O Estado prevê investimento de R$ 400 milhões para aquisição de até 26,5 mil câmeras em todo o Paraná, com repasse a fundo perdido aos municípios.
A iniciativa faz parte da estratégia de modernização da segurança pública, ampliando o monitoramento e a capacidade de resposta das forças policiais.
Fonte: Gustavo Tem Pass
Data: 12/02/2026 17:25:29
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe tooeste.com pelo whats 45999413583 ou entre em contato (45)3252-5250
É proibido a reprodução de todo ou qualquer item deste site sem autorização prévia do mesmo, como determina a lei n º 9.610 de 10 de fevereiro de 1998, que garante o direito de imagem. Desta forma o Site TOOESTE detém os direitos autorais do conjunto de textos e fotos publicadas em seu Portal. Para ser copiada ou reproduzida por outros canais, veículos de comunicação, blogs, páginas sociais que se identificam como mídia comunicativa ou outros meios interativos, devem entrar em contato conosco para obter a liberação ou não.